MONTADORA
No período do Entre Guerras, durante a pandemia de Influenza e diante do crescimento do fascismo, Anaïs Nin e Antonin Artaud se conheceram e se apaixonaram.
Os escritos deixados por eles, as reflexões dos diários, as correspondências, foram costurados e interpretados pela atriz Flavia Couto e pelo ator Pedro Guilherme, 89 anos depois.
Durante a pandemia de nosso século, o casal de atores fez de sua pesquisa sobre estes personagens, um experimento cênico.
Eles contam assim sobre suas vidas reais, e fazem um paralelo com o período vivido pelos personagens -
seus universos interiores, a política, a psicanálise, o encontro amoroso, o pensamento sobre o teatro.
O experimento cênico foi recriado para o cinema, em uma filmagem de 3 dias em um teatro.
Agora ele é um híbrido, feito por muitas mãos.
Concepção e roteiro: Flavia Couto e Pedro Guilherme
Direção: Marcela Lordy
Provocação de roteiro e cena:
Marcela Lordy e Vera Hamburger - Laboratório Fronteiras Permeáveis
Direção de arte e cenografia: Vera Hamburger
Figurinos: Maria D'Cajas
Direção de fotografia: Manoela Rabinovitch
Iluminação: Vinícius Andrade
Segunda câmera: Gabriela Bernd, Flavia Couto e Pedro Guilherme
Montagem: Gabriela Bernd
Trilha sonora : Edson Secco
Assistente de Edição de Som: Marcelo Machado
Som direto: Leo Grego
Texto Pandêmico
João Paulo Charleaux
Finalização de som: Sonideria
Produção Executiva: Flavia Couto e Pedro Guilherme
FESTIVAIS E PRÊMIOS:
: Melhor filme categoria Performing arts - Cult Critic Movie Awards
:: Melhor Filme Experimental - Virgin Spring Cine Fest
:: Melhor edição - Paris Cinema Awards
:: Melhor filme categoria Performing arts - Tagore International Film Festival
:: Melhor filme - Calcutta International Cult Film Festival
:: Semi-finalista, melhor filme - 2022 ARFF Paris // International Awards
:: Menção honrosa - Athens International Monthly Film Festival
:: Menção honrosa - Tokyo International Monthly Film Festival
:: Nominee - 4th Dimension Independent Film Festival Bali
: Nominee - Beyond the Curve International Film Festival Paris
:: Selected - Swedish International Film
Montagem de teasers para o filme Biocêntricos | 2023
Direção Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba BenaimDoc | Brasil | 2022, 108 min, livre.
COMO VOCÊ REINVENTARIA O SEU MUNDO TENDO A NATUREZA COMO MODELO?
No documentário B I O C E N T R I C O S, essa e outras provocações são respondidas através do olhar e da voz da bióloga e biomimeticista Janine Benyus. Percorrendo diversos cantos do planeta, Janine revela o nascimento e os princípios que orientam a biomimética: uma metodologia transdisciplinar de inovação tecnológica que busca soluções para nossos problemas, por meio da observação e da inspiração da natureza e do planeta Terra.Como um hub conectando saberes ancestrais, culturas, tecnologias naturais e iniciativas que escolhem a continuidade da vida como premissa de seus projetos, a carismática ativista nos propõe uma agenda comum e uma nova postura, trazendo a biomimética como uma ferramenta que está na ponta da lança da ciência contemporânea para enfrentarmos os desafios globais que temos pela frente.
Teasers | 2023
Essa é a história da prostituta paraibana Lourdes Barreto.
Hoje com 82 anos, esta célebre personagem, eleita pelo BBB Woman como uma das mulheres mais influentes do mundo, conta sua trajetória, desde a chegada em Belém, na década de 50, até seu trabalho junto ao Ministério da Saúde, incluindo a importante militância pelos direitos das prostitutas, por meio da fundação do Movimento Brasileiro de Prostitutas - a primeira organização do gênero na América Latina; e suas experiências nos garimpos do norte, incluindo as relações com a família e o amor.
Baseado no livro Lourdes Puta Autobiografia (2ª edição Ed. Clarabóia), a psicóloga e diretora Elaine Bortolanza foi quem idealizou este doc-biografia de sua "mãe de coração". O documentário está em fase de captação.
Cada teaser é um capítulo do livro.
Minha colaboração para este lindo projeto foi de Roteiro de montagem e montagem.
Teaser | 1'28”
Teaser | 1’30”
Teaser | 1’31”
Teaser | 1”28”
Teaser | 1’26
Teaser | 1'29”
O Festival de Cinema de Design de Milão encomendou ao Estúdio Campana um documentário sobre o trabalho e a parceria de Fernando e Humberto Campana. As imagens do meu arquivo de suas incursões pelo Brasil em anos anteriores, algumas filmagens de Humberto no exterior feitas com celular e uma imagem do arquivo do Estúdio foram amarradas em uma só narrativa a partir de 4 díarias de filmagens em São Paulo e Brotas, em um documentário de 21'.
Sinopse: O documentário constrói uma narrativa afetiva, investigando as referências e experiências de vida que deram à obra dos irmãos Campana um lugar de destaque no design brasileiro e mundial.
Conduzido pelos próprios artistas em falas que se complementam e se cruzam, o filme revisita as memórias, histórias, lugares e imagens que influenciaram a dupla, traçando paralelos entre espaços físicos e imaginários, entre infância e vida adulta, campo e cidade, interior e exterior, explorando momentos de individualidade e de cumplicidade entre os dois irmãos.
Direção e Montagem: Gabriela Bernd
Fotografia: Fernando Laszlo, Gabriela Bernd e Marcos Vilas Boas
Música do teaser: "Canción de Las Simples Cosas" de César Isella y Armando Tejada, interpretada por Chiara Civello
2016 | Documentário | HD
O design gráfico popular na Amazônia é o tema deste projeto de filme, que a designer Mariana Bernd ( e minha irmã) desenvolve a partir de seu mestrado. Fiz o roteiro de montagem e a montagem com as imagens de celular usados durante a pesquisa do documentário.
Sinopse:
Adrine é neta de armênios, Edivaldo é filho de pernambucanos. Ela tem TOC e aspira à imobilidade. Ele tem ausências que o paralisam completamente. Adrine é casada com Adilson, um homem embrutecido que não suporta ser tocado pela mulher. Edivaldo quer casar-se com Gladis, improvável aspirante ao mundo fashion. Adrine deseja não ser notada. Edivaldo precisa ‘ser alguém’ para reconquistar sua noiva. Numa manhã, as vidas de Edivaldo e Adrine se cruzam na região da Luz por causa de uma laranja quase madura. Entre monumentos históricos, esculturas, pessoas de origens e sonhos diversos, Edivaldo e Adrine compartilham uma jornada de reconhecimento e aceitação sem imaginar que o que vivem, na verdade, é a mais antiga e necessária das histórias: uma história de amor.
Um filme de Marcela Lordy
Dir fotografia: Janice D'avila
Montagem: José Eduardo Belmonte
2010| ficção | DCP | 52' | Segunda unidade de câmera
Fotografia das cenas para os inserts. Elas foram aproveitadas para os créditos finais, com excessão das 2 primeiras imagens da escultura., fotografada por Janice D’avila.
Segunda unidade de câmera para o curta-metragem « Aluga-se»
2012 | DCP | Ficção | 15’ | 2ª unidade de fotografia
Montagem para reportagens de Bruno Paes Manso e Paulo Eduardo Dias, da Ponte. Um canal de informações sobre Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos.
"Era perto de 1 hora da madrugada de janeiro de 2013 quando Dayane de Oliveira, de 17 anos, namorava em uma rua comercial de Paraisópolis, zona sul de São Paulo. Nessa noite, a Polícia Militar iniciou uma “operação saturação” com justificativa de fechar bares da região, por conta do barulho e do movimento. Bombas e balas de borracha foram disparados em sorveterias, pizzarias e bares para esvaziar a rua. Uma das bombas atingiu Dayane no olho esquerdo. Um ano e sete meses depois, ela continua cega e desassistida."
"Dediane Souza, 25 anos, natural de Santana do Acaraú, no Ceará, é a quarta de 6 irmãos. Registrada no RG como José Batista de Souza, desde pequena usa apelidos. Esta é uma entrevista com a primeira pessoa a ser reconhecida com seu nome social pela Prefeitura de São Paulo."
A escritora e jornalista Joana Monteleone concebeu, dirigiu e roteirizou este doc-reportagem que mostra a vinda dos restos mortais de D. Pedro I ao Brasil, durante as comemorações do sesquicentenário da Independência, no ano de 1972.
O doc busca contextualizar o momento político do país àquela época, traçando paralelos e incongruências de uma sociedade, que, enquanto assistia ao ritual funerário de uma figura do passado distante, desconhecia, ao mesmo tempo, o destino dos corpos de tantos detidos e desaparecidos políticos daquele momento.
2014 | SD | 4'08''|
Pesquisa de imagem, roteiro e montagem.